Geração nova de mais para ter experiência e velha de mais para começar

by - 15:53


Antes de mais gostaria de propor que a designação millenial fosse alterada para: novos de mais para ter experiência e velhos de mais para começar.
fonte: funny

Para quem não sabe eu estou a terminar o meu mestrado em marketing e publicidade, sendo que a única coisa que me falta para conseguir acabar é entregar a dissertação. Por isso, no meio de Setembro comecei a enviar, o meu CV, para diversas empresas, na esperança de conseguir o meu primeiro emprego remunerado na área. Que, posso dizer de passagem, logo duas coisas: a primeira é que nem 1/4 das empresas tiveram a decência de dar uma resposta e, a segunda, é que eu digo primeiro emprego remunerado porque fiz cerca de 3 estágios durante a minha vida académica e nenhum deles foi pago ou teve, sequer, ajuda de custos. Afinal muita gente compara os estágios como uma escravatura século XXI, mas sei que isso é tema para outra publicação.

Finalmente, uma empresa, que não vou dizer o nome por questões de privacidade, resolveu responder ao meu pedido de oportunidade e marcou uma entrevista, no qual eu fui de muito bom agrado e preparada. Afinal eu pesquisei bastante sobre a mesma. Quando chegou o esperado dia, anunciei a minha chegada uns 5 minutos antes para que quando acabasse os trâmites de ligação fosse 11h00 em ponto.

A entrevista começou a desenrolar e, eu, na minha inocência, acreditava que estava a correr bem e que eu era perfeita para o trabalho. No entanto, em certo momento esta conversa aconteceu:
-Sabe eu acho que ainda é um pouco verde para o trabalho - afirmou a entrevistadora.
-Até posso ser verde, mas eu preciso começar a trabalhar para ganhar experiência. Se eu não começar nunca vou conseguir deixar de ser verde e, eu estou com 25 anos, por isso, tenho de começar agora porque os anos passam. - respondi de forma bem directa e a começar a imaginar-me a viver com a minha mãe para o resto da minha vida por não conseguir emprego.
-Aí, sim. Realmente 25 anos já é tarde para começar sim.

Então em que ficamos?!
Quero que fique aqui bem esclarecido que na descrição da vaga não havia nenhum sítio em que dizia que o candidato já deveria ter experiência e que já não devia ser "verde". Afinal, eu estou a começar com 25 anos e não 23 porque estive um ano noutro curso e vi que não era bem aquilo que queria e outro porque voltei a fazer as provas de ingresso no ano seguinte.

Resumidamente, nós, millenials, vivemos numa época que somos vistos como novos de mais, mas que ao mesmo tempo, somos encarados como demasiado velhos. Sim, as empresas querem um candidato que tenha no máximo 23 anos, mestrado, experiência anterior de 5 e ainda requisitos que não são aprendidos na faculdade, mas sim em cursos externos e experiências de vida como:
.conhecimentos comprovados de SEO, Google adwords;
.experiência em fazer leite;
.saiba fazer uma cirurgia de peito aberto;
.fluente em inglês, espanhol, alemão, finlandês, hindu e bebénes;
.Possibilidade de realizar estágio IEFP.

Agora, digam-me como alguém que acabou de sair da faculdade, que não tem cunhas nem para lavar a louça, consegue entrar no mundo do trabalho?!

You May Also Like

1 comentários

  1. Isso é um tema ainda bastante fresco para mim, assim que terminei o meu curso decidi procurar trabalho, andei por volta de quase meio ano em entrevistas e entrevistas e trabalhos horríveis porque literalmente os trabalhos "bons" esperavam que eu tivesse a experiência de alguém que trabalha há muito tempo na área mas que fosse nova, como é que alguém que acaba de tirar o curso vai ter anos de experiência sem alguém lhe der trabalho? Disseram uma vez á minha mãe quando ela veio comigo que para me ensinar estavam a perder dinheiro porque tinham de ter 2 pessoas a fazer meia produção, tipo what?? Se não derem oportunidade como esperam que arranjemos trabalho?

    ResponderEliminar